E aew meu povo, tudo certo com vocês?
Não preciso nem dizer que a correria tá demais. Não tem quem trabalhe mais do que o cara que trabalha remoto, o dia não tem fim rsrsrsrsr.
Então, como o tempo tá curto vou fazer uns posts mais curtos e objetivos. Blz?
Nesse post vou mostrar à vocês como permitir que os usuários continuem, navegando quando por algum motivo o seu Fortigate não consegue se comunicar com o FortiGuard. É importante ressaltar, que essa perda de comunicação só irá afetar a navegação dos usuários, caso você tenha um web filter aplicado a regra que libera a navegação.
Essa comunicação é necessária para que o Fortigate possa verificar a, classificação do site que esta tentando ser acessado. Se essa comunicação for perdida será, apresentada a tela de boqueio do início do post ao usuário e o mesmo não poderá navegar.
Essa perda de comunicação pode ter vários motivos (Firewall sem acesso à internet, Anycast server, etc), porém, o foco desse post é evitar que a navegação do usuário seja afetada, uma solução de contorno/temporária.
Lá em Security Profile, seleciona o WebFilter profile que você deseja realizar a configuração, vá até o campo "Rating Options" e habilite a opção "Allow websites when a rating error occurs"
Com essa opção habilitada, o Fortigate passará a usar o web filtering data base armazenado localmente.
Essa opção também pode ser usada em caso de licença vencida.
Um abraço e até o próximo post.
Contato para projetos, serviços e parceiras, click AQUI.
Comentários